domingo, 18 de julho de 2010

A Oração

A oração não suprime, de imediato, os quadros da provação, mas renova-nos o espírito, a fim de que venhamos a sublimá-los ou removê-los.
Repara o caminho que a névoa amortalha, quando a noite escura te distancia do Sol. Em cima, nuvens extensas furtam-te aos olhos o painel das estrelas, e embaixo, espinheiros e precipícios ameaçam-te os pés.
Debalde consultarás a bússola que a treva densa embacia. Se avanças, é possível te arrojes na lama de covas escancaradas; se paras, é provável padeças o assalto de traiçoeiros animais...
Faze, porém, pequenina luz, e tudo se modifica.
O charco não perde a feição de pântano e a pedra mantém-se por desafio que te adverte na estrada; entretanto, podendo ver, surgirás, transformado e seguro, para seguir à frente, vencendo as armadilhas da sombra e as aperturas da marcha.
Assim, também, é a oração nos trilhos da experiência.
Quando a dor te entenebrece os horizontes da alma, subtraindo-te a serenidade e a alegria, tudo parece escuridão envolvente e derrota irremediável, induzindo-te ao desânimo e insuflando-te o desespero; todavia se acendes no coração leve flama da prece, fios imponderáveis de confiança ligam-te o ser à Providência Divina.
Exteriormente, em torno, o sofrimento não se desfaz da catadura sombria; a morte, ainda e sempre, é o véu de dolorosa separação; a prova é o mesmo teste inquietante e o golpe da expiação continua sendo a luta difícil e inevitável, mas estarás, em ti próprio, plenamente refeito, no imo das próprias forças, com a visão espiritual iluminada por dentro, a fim de que compreendas, acima das tuas dores, o plano sábio da vida, que te ergue dos labirintos do mundo à bênção do amor de Deus.

Emmanuel -Psicografia de Francisco Cândido Xavier

2 Comments:

SÉRGIO RIBEIRO said...

Izabel, meus blogs estão a disposição para serem copiados todos os textos, inclusive o eremita espirita, porque a destinação dos conteudos dos blogs é para divulgação da Doutrina Espírita

Izabel said...

Eu agradeço por sua visita e principalmente por ter liberado os textos. Eu já tenho um link do seu blog Eremita Espírita, em meu blog, já há algum tempo. Eu lhe pedi permissão mas havia um erro na página que impedia que eu enviasse o comentário. Então fui em outro blog seu, e o alertei sobre o problema e refiz o pedido mas não sei se o senhor conseguiu ler. Agradeço de verdade e que nós possamos engrossar as fileiras dos divulgadores dessa Doutrina bendita, em tempos tão difíceis.

Um grande abraço fraterno!